sábado, 16 de outubro de 2010

- JAMBOREE no ar: Escuteiros de todo o mundo em ligação por rádio e internet durante 48 horas

Arrancou ontem, dia 15 de Outubro, uma maratona de 48 horas com ligações de todo o mundo em rede no JOTA/JOTI 2010. Trata-se de um evento oficial da Organização Mundial do Movimento Escutista que é realizada todos os anos na terceira semana de Outubro este ano sob o lema "o direito de ser ouvido”. Durante o fim de semana, milhares de escuteiros de todo o mundo interagem uns com os outros, via rádio amador e/ou internet.
Através do Jamboree On The Air (JOTA), os escuteiros podem comunicar uns com os outros através de frequências de rádio, com o apoio de rádio amador de diferentes países, no mundo. Esgueira já se prepara para a primeira noite. Vítor Rocha explica que se trata de um momento marcante. “Os escuteiros de Esgueira vamos estar o Centro Cultural de Esgueira com o apoio de um radio-amador. Temos esse apoio e vamos estar a partir das 23h30 numa iniciativa que termina no domingo às 17h00. Às 23h30 será lida uma mensagem dos chefes nacionais para todo o mundo. O agrupamento tem 136 elementos e vamos aguentar no ar por turnos”, explica Vítor Rocha.
Este evento permite criar amizades com escuteiros de outros países e aprender mais sobre o escutismo no mundo. Os escuteiros de Esgueira (Corpo Nacional de Escutas (CNE) e Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), em conjunto, vão operar desde as 00h00 de hoje a partir do Centro Cultural de Esgueira.

in, Terra Nova

Sem comentários:

Enviar um comentário